Blog
8 dicas indispensáveis para a pintura de fachadas em condomínios
Chegou a hora de pintar ou repintar o condomínio? Fachada, paredes internas, piso da garagem e muros precisam estar com a pintura em dia para manter o prédio e as áreas comuns mais bonitos e, ao mesmo tempo, proteger o imóvel dos danos causados pela chuva, sol, vento, maresia ou infiltrações.
Para te ajudar nesta tarefa, preparamos um guia com oito dicas essenciais que todo síndico ou gestor de condomínio deve considerar ao realizar a pintura ou repintura de áreas condominiais. Essas orientações vão ajudar a garantir um serviço eficiente e duradouro. Confira!
Dica 1: Compre tinta com quem é especialista
A primeira coisa a fazer quando surgir a necessidade de reformar ou pintar o condomínio é procurar uma empresa especialista como a Politintas, que conta com consultores de vendas que têm conhecimento técnico e estão preparados para indicar os produtos ideais para cada espaço do condomínio.
Essas orientações serão muito importantes para que a pintura seja feita de forma correta, garantindo a durabilidade e a proteção do imóvel contra a ação do tempo e das intempéries (chuvas, vento, calor).
E a parceira da Politintas não acaba por aqui! A empresa conhece tão bem o dia a dia dos síndicos que oferece condições de pagamento exclusivas para condomínios. Continue a leitura e confira!
Dica 2: Invista em produtos de qualidade
Uma das principais vantagens de comprar tintas e materiais de pintura com uma empresa especialista como a Politintas é a segurança de adquirir produtos de alta qualidade e performance, que realmente manterão o imóvel protegido e bonito por muito mais tempo.
Nas fachadas, por exemplo, é fundamental utilizar tintas premium ou super premium (tintas emborrachadas) para garantir a conservação da pintura e a proteção das paredes. Essas tintas proporcionam maior cobertura, além de alta durabilidade e resistência à ação das chuvas, do sol e do vento.
“Existe uma recomendação de que as fachadas dos edifícios sejam repintadas a cada cinco anos. E as tintas que têm resistência para proteger a parede durante esse período são as de categoria premium ou super premium. As tintas econômicas não têm essa durabilidade e só podem ser utilizadas em outros espaços. Portanto, é indispensável adquirir o produto certo na hora de fazer a manutenção predial”, recomendou Thiago Américo, técnico da Suvinil.
É importante destacar que as tintas com classificação econômica são contraindicadas para fachadas, mas podem ser aplicadas em ambientes internos e com baixo tráfego de pessoas, como escadas de incêndio, guaritas de segurança e teto, por exemplo.
Escolher tintas de qualidade também é uma excelente maneira de economizar: como a mão de obra geralmente tem um valor bem mais alto do que o material de pintura, investir em tintas de categorias superiores oferece um ótimo custo-benefício, pois não haverá necessidade de repintura por um bom tempo.
Dica 3: Solicite uma visita técnica ao condomínio
Caso o síndico ache necessário, é possível contar com o serviço de especificação técnica do fabricante da tinta, o que inclui uma visita ao condomínio. Essa assistência, que é gratuita para todos os clientes parceiros da Politintas, oferece uma segurança extra para o condomínio, pois ao final de sua avaliação, o técnico entregará um documento chamado Orientativo Técnico onde constam todas as instruções sobre a preparação da superfície antes da pintura, diluição da tinta, aplicação, quantidade a ser utilizada, número de demãos e muito mais.
Seguindo todas as orientações técnicas, o condomínio terá a garantia do fabricante da tinta, como durabilidade, resistência contra as intempéries e manutenção da cor, por exemplo. Além disso, este orientativo técnico é a comprovação de que o síndico se comprometeu a realizar uma pintura com excelente qualidade e orientação técnica.
“Atualmente, o síndico tem a responsabilidade legal de zelar pelo condomínio e também de criar um plano de manutenção para toda a estrutura. Isso significa que ele deve cuidar de todas as áreas e garantir que tudo esteja em boas condições. Usar as tintas e os materiais de pintura de forma correta e eficiente ajuda a manter o cronograma desse planejamento, evitando problemas e garantindo a durabilidade das reformas”, comentou o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim.
Dica 4: Tenha controle sobre o que está sendo gasto
Comprar na Politintas também significa ter mais organização na obra e controle sobre o que está sendo utilizado, ou seja, o síndico terá a oportunidade de verificar se os produtos estão sendo usados de forma correta. Por exemplo: se está sobrando muita tinta pode ser um sinal de que a diluição não está sendo feita corretamente.
Na Politintas também é possível optar pela entrega fracionada dos produtos, evitando que o material ocupe espaço no condomínio. À medida que for necessário, é só solicitar a entrega de um novo lote. Dessa forma, é possível monitorar exatamente o que foi adquirido e utilizado, evitando desperdício ou desvio de materiais.
Dica 5: Fique atento, pois o mais barato pode sair caro
Na correria do dia a dia, com o excesso de afazeres, muitos síndicos acabam optando por deixar a compra das tintas por conta das empreiteiras, pensando em resolver tudo de maneira mais rápida, econômica e com menos dor de cabeça. Mas é preciso ter atenção!
O mais seguro é garantir que os produtos usados são de qualidade e ainda ter a garantia do fabricante. Isso sem contar com a certeza do tipo de material que será utilizado.
E aqui vai mais uma informação importante: ao comprar material de pintura diretamente incluso no serviço da empreiteira, o condomínio acaba gastando mais com impostos, pois pagará ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre produtos que já são tributados pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Isso eleva o custo em pelo menos 5% de forma desnecessária.
Dica 6: Conte com uma ajudinha extra na hora de definir as cores
Caso o condomínio não tenha registrado as cores utilizadas na última pintura da fachada ou de outras áreas, a Politintas oferece a solução ideal. A empresa consegue identificar a cor atual e reproduzir a mesma tonalidade com precisão. Além disso, é possível criar cores personalizadas para garantir fidelidade ao novo projeto arquitetônico.
E a parceria com a Politintas vai além: para assegurar um acabamento impecável e maior durabilidade da pintura, oferece treinamento especializado para a equipe que fará a aplicação das tintas.
Dica 7: Aproveite as condições especiais de pagamento nas lojas da Politintas
Os condomínios que compram diretamente na Politintas também têm acesso às melhores opções de pagamento do mercado, com condições exclusivas.
A empresa permite o parcelamento das compras em até 10 vezes sem juros no boleto bancário, facilitando o planejamento financeiro e tornando o projeto de pintura mais acessível e viável.
Dica 8: Compre em uma das lojas da Politintas ou pelo televendas
Agora que você já conhece todas as vantagens e os benefícios de comprar as tintas para a pintura do condomínio com a Politintas, o próximo passo é ir a uma das lojas da rede e solicitar o auxílio de um consultor de vendas especializado.
As lojas da Politintas ficam localizadas no coração dos principais bairros da Grande Vitória e estão prontinhas para receber a sua visita. Quem preferir fazer as compras sem sair de casa pode ser atendido pela equipe do Televendas, que também está preparada para oferecer toda a consultoria necessária para qualquer tipo de pintura.
Garanta o melhor para o seu condomínio com o apoio de quem realmente entende do assunto. Para todas as suas necessidades de tintas e materiais de pintura, conte com a Politintas!