Blog
Boa pintura requer as ferramentas certas
Para fazer uma pintura perfeita não basta apenas ter uma tinta e uma massa de boa qualidade. É preciso usar as ferramentas certas para cada tipo de produto a ser aplicado. Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia de ferramentas de pintura que vai te ajudar a comprar as ferramentas certas para cada uma de suas necessidades.
A primeira dica, que vale para qualquer pintura, é o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como máscara, luva e óculos. Eles são muito importantes para garantir a sua segurança durante o período em que estiver realizando a pintura.
Outro item que não pode faltar na hora de pintar é a fita crepe, pois ela é essencial para fazer os recortes e proteger as áreas que não serão pintadas. E por falar em proteção, lembramos também sobre a necessidade de cobrir os móveis com lonas, evitando que se sujem, e de revestir o piso com o salva piso, evitando arranhões, riscos e manchas.
Por fim, falta complementar seu kit de pintura com bandeja, misturador de tinta e a tampa para tintas, que facilita e muito na hora de derramar o produto na bandeja. E lembre-se: utilize rolos para pintar superfícies maiores, pois permitem maior rendimento da tinta, e trinchas para dar acabamentos em paredes, pintar detalhes, cantos, recortes e superfícies de portas e janelas.
Após essas dicas de ouro, que são essenciais para toda pintura, estamos prontos para te orientar quanto ao uso das ferramentas corretas para cada tipo de tinta. Confira!
Ferramentas para pintar com esmalte sintético
– Trincha para esmalte
Para pintar uma superfície com esmalte sintético é necessário ter em mãos uma boa trincha com pelos firmes. Esse tipo de ferramenta retém mais a tinta e facilita sua aplicação na superfície a ser pintada.
– Rolo de espuma cinza
A opção mais tradicional para pintura com esmalte sintético é o rolo de espuma. Mas quem quiser apostar em uma ferramenta que dê um acabamento ainda melhor pode optar pelo rolo de lã Resimax, que não solta pelos e deixa a pintura bem lisinha.
Ferramentas para pintar com tinta acrílica
– Trincha com cerdas gris
Quando você for pintar com tinta acrílica, o ideal é usar uma trincha com cerdas gris, ou “grisalhas”, que tem uma excelente capacidade de retenção de tinta, evitando respingos e facilitando a pintura. Para pintar os cantos das paredes, uma boa dica é a trincha angular, que oferece maior precisão e um acabamento perfeito.
– Rolo de lã antigota
Produzido em poliamida tramada em tecido, o rolo de lá antigota tem uma maior capacidade de retenção de tinta e cobertura. É chamado de antigota porque reduz o respingamento da tinta.
Ferramentas para pintar com verniz
– Trincha com cerdas de seda
Atenção: pintura com verniz pede sempre uma trincha bem macia, como as trinchas Sedatek, que permitem um acabamento perfeito e sem riscos. Elas oferecem 50% mais precisão no acabamento do que as trinchas de pelo comum. Vale muito a pena investir nesse produto!
– Rolo de lã de carneiro rebaixado Veludo
O rolo de lã de carneiro rebaixado Veludo é excelente para aplicação de verniz em superfícies lisas, garantindo um fino acabamento.
Ferramentas para aplicar o cimento queimado em massa
A melhor ferramenta para fazer a aplicação do cimento queimado em massa é a desempenadeira em aço inox reta, com a base chanfrada.
Ferramentas para aplicar o cimento queimado líquido
O cimento queimado da Cromanil é líquido, por isso, a aplicação deve ser feita sempre com o bloco de espuma que acompanha o produto.
Ferramentas para aplicar a massa corrida
Tradicionalmente, a ferramenta mais utilizada para aplicar a massa corrida é a desempenadeira de aço. Para quem quiser investir em uma ferramenta que agiliza o trabalho, a dica é a desempenadeira NiveloPro.
Temos ainda uma grande novidade: o rolo NivelaPro da Atlas, indicado para aplicação de massa rolada. Este produto possui uma excelente transferência da massa para a superfície, garantindo maior rendimento e uniformidade na distribuição da massa.
Como limpar e guardar rolos e trinchas
Para prolongar a vida útil dos rolos, trinchas e pincéis é preciso limpá-los logo após o uso e guardá-los de maneira correta. Quando forem utilizadas tintas à base de solvente, é essencial limpar as ferramentas com tíner ou aguarrás e depois com água e sabão ou detergente.
Quando a tinta for à base de água, é recomendável fazer a limpeza somente com água e sabão ou detergente. Para a conservação ideal dos pincéis, arrume as cerdas com um pente, umedeça-os com óleo vegetal e guarde-os enrolados em papel impermeável.
Nunca deixe os pincéis mergulhados em água, de cabeça para baixo. Eles devem ser limpos imediatamente após seu uso para evitar que resíduos de materiais interfiram em uma nova pintura e danifiquem mais rapidamente a ferramenta com a deformação das cerdas ou ferrugem de cabos metálicos. O ideal é guardar os pincéis na vertical, com os pelos para cima.
Depois de ler todas essas dicas, você está pronto para fazer a pintura usando as ferramentas de forma correta. E não se preocupe: se pintar alguma dúvida, conte com a ajuda de nossos consultores de vendas! Nossa equipe está pronta para te dar uma consultoria completa sobre tintas, cores e ferramentas de pintura.
Vem pra Politintas
Onde você estiver, tem sempre uma Politintas pertinho de vocês! Nossas lojas estão localizadas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Venda Nova do Imigrante. Esperamos a sua visita!
Compre também online ou pelo Televendas
Você também pode fazer as suas compras sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar nossa loja de tintas online ou ligar para o Televendas.
Siga nossas redes sociais
Gostou das nossas dicas? Então acesse agora mesmo o nosso perfil no Instagram e o nosso canal no Youtube. Você poderá conferir muitas outras dicas e novidades por lá!