Blog
Cinco dicas de um designer para colorir o teto
Quando o assunto é colorir o teto da residência, o branco ainda é a primeira opção para muita gente. Mas a tendência não é regra. Muitas pessoas já apostam em tons mais vivos e quentes no teto, deixando os ambientes cheios de personalidade.
Se você quer experimentar, fique ligado nas cinco dicas do designer de interiores Vinícius Alberto Morais, um fã de carteirinha de tetos coloridos.
1ª dica: composição
“Usar uma cor mais vibrante no teto dá um efeito acolhedor ao espaço. A cor preta proporciona sensação de teto mais alto. Já o verde-bandeira pode dar um efeito retrô, enquanto o marrom chocolate confere um clima mais aconchegante. A escolha da cor depende da composição, ou seja, é importante pensar nas outras cores e elementos que irão compor o ambiente.”
2ª dica: tonalidades
“Geralmente, quando uso cor no teto, tenho duas preferências: manter as paredes brancas ou colori-las da cor do teto para parecer uma caixa. Tente evitar um composé de tonalidades.”
3ª dica: combinações
“Algumas cores que harmonizam bem são preto e branco, off-white com marrom café e gelo com vinho, para citar alguns exemplos.”
4ª dica: texturas e desenhos
“Para colorir o teto, as paredes devem ser muito bem pensadas, mas tudo vale, inclusive alguns efeitos nas paredes, como listras. Gosto muito de fazer teto preto com paredes com textura que imitam concreto. Desenhos e ilustrações também são interessantes para serem aplicados no teto. Já usei algumas vezes e adorei!”
5ª dica: iluminação
“A iluminação vai contribuir bastante com a sensação de um ambiente maior ou menor. As cores nós dosamos com a sensibilidade e o coração.”
Como você pode ver, não existem soluções preestabelecidas. A dica principal é brincar com as cores. Um teto colorido pode fazer toda a diferença na decoração da sua casa. Experimente!
Serviço
Vinícius Alberto Morais é designer de interiores
Contato: (27) 99239-6256 / pedireitoduplo@gmail.com