Cadastre-se e recebe as novidades da Politintas!

Formulário de newsletter

Aprenda como evitar o mofo

Não dê chance para o azar! Aprenda agora como evitar o mofo nas paredes para proteger a estrutura da sua residência e a saúde de quem o habita.

O mofo na parede de uma casa, apartamento ou estabelecimento é capaz de estragar qualquer visual e a decoração. Ele pode surgir de diversas maneiras e traz consequências ainda maiores, como a proliferação de fungos e bactérias que podem trazer malefícios ao nosso organismo. Por isso, é de extrema importância saber evitar o seu surgimento e crescimento.

Como surge o mofo em uma parede?

O surgimento de mofo em paredes acontece, em sua maioria, durante os períodos de chuva, pois os fungos que são responsáveis por isso se reproduzem em ambientes frios e úmidos. Então, é muito comum nesses períodos que haja infiltrações, principalmente, nas paredes das casas e estabelecimentos, assim se tornando um local propício para o aparecimento do mofo.

Quais consequências o mofo pode causar?

Se não for tratado corretamente, o mofo pode estragar toda a estrutura da parede, afinal, se tem mofo, muito provavelmente está ocorrendo naquele local uma grande infiltração ou vazamento de água

Além dos problemas na parede que já citamos, o mofo pode causar outras complicações para sua saúde, como: alergias, rinite, tosse seca, dores de cabeça, irritações, coceiras e infecções. A situação pode se tornar ainda mais problemática caso exista a presença de bebês, gestantes ou idosos no ambiente.

Como se tira o mofo da parede?

Para retirar o mofo com sucesso, alguns materiais são necessários, como:  solução de água sanitária, limpador de superfícies com cloro, escovas com cerdas duras e pano umedecido. Porém, para realizar essa tarefa, você sempre deve estar usando equipamentos de segurança, que incluem óculos de proteção, luvas e máscaras. 

Para retirá-lo, basta passar a solução de água sanitária na parede e aguardar até que tenha uma reação, após isso, escová-la e por fim passar o pano umedecido e esperar secar. Caso o estágio do mofo esteja muito avançado, você deve entrar em contato com um profissional especialista.

Como evitar o mofo na parede?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, chegou a hora de aprender como evitar o mofo e os problemas que ele traz. Existem alguns cuidados essenciais, porém o principal deles é evitar que a área do seu ambiente fique sem uma boa circulação de ar.

Então, sempre que possível deixe o espaço arejado, com portas e janelas abertas. Contudo, isso não é tudo que você pode fazer, confira abaixo mais técnicas e cuidados a serem tomados:

  • A utilização de impermeabilizante na construção;
  • Evitar deixar toalhas molhadas no banheiro e panos úmidos na cozinha;
  • Deixar a cozinha e o banheiro sempre secos;
  • Usar tintas anti mofo nas paredes;
  • Em caso de reincidência do mofo no local, refazer a limpeza sempre que necessário.

Conheça alguns produtos para utilizar no seu ambiente

Como informamos nas dicas acima, o uso de alguns produtos impermeabilizantes e anti mofo são precisos na hora de evitar que haja uma proliferação. Alguns deles você pode conferir agora:

Na Politintas, você encontra todas essas opções, seja na nossa loja física, online ou pelo televendas. Clique aqui e acesse agora mesmo a nossa loja online e confira todas as opções de produtos disponíveis para o que precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *