Blog
Cores para pintar casas de campo
Quando o assunto é casa de campo, nosso imaginário nos remete a momentos de calma, paz e contato com a natureza. Este é o ponto central que deve nortear um projeto desse tipo. O partido arquitetônico que define a “cara” do projeto depende muito do gosto particular do cliente, que traz consigo referências de uma casa sonhada.
A arquitetura deve ter como foco a integração da obra com o seu entorno, propiciando uma casa iluminada, com grandes aberturas, trazendo a paisagem para dentro do lar. Deve-se buscar o uso de materiais práticos, que não necessitam de muita manutenção e ao mesmo tempo dão um tom acolhedor aos espaços.
Casas de campo pode ter um belo telhado de barro, uma charmosa lareira, pisos e esquadrias em madeira ou um jogo de volumes em concreto e vidro, materiais high tech e pisos aquecidos.
Não podemos esquecer das cores, pois elas têm o poder de tornar os ambientes mais agradáveis e aconchegantes. Podemos abusar dos tons terrosos no exterior e, no interior, devemos usar tons pastel que transmitem sensação de paz e aconchego.
É importante deixar claro que não devem existir regras ou “lugares comuns” em um projeto. O que vale é o desejo do cliente e a habilidade do arquiteto em transformar esses anseios em um lugar agradável, que permita ao cliente vivenciar sua tão sonhada casa de campo.
Na hora de pintar a fachada, a dica é optar por produtos que vão deixá-la bonita e protegida por mais tempo, como Metalatex Litoral, a Suvinil Proteção Total e a Coral Sol & Chuva. Se a fachada for de madeira, a dica é usar a Osmocolor, que é encontrada na cor natural e em várias tonalidades de madeira.
Já para as superfícies de metais, como os portões, uma boa solução é aplicar um esmalte sintético à base de água como o Coralit Zero Odor e o Suvinil Seca Rápido e a Metalatex Eco, todos secagem rápida e baixo odor.
Fábio Pinho é arquiteto
Contato: 3227-9538