Blog
Infiltração: 5 dicas da Politintas para proteger as paredes da sua casa
Sabe aquela velha frase: “prevenir é melhor do que remediar”? Pois quando o assunto é infiltração, essa afirmação se aplica perfeitamente. A melhor solução para evitar que a infiltração apareça é fazer a impermeabilização correta desde a fundação até o telhado do novo imóvel.
Mas se você, como a maioria das pessoas, já está convivendo com a infiltração dentro de casa, o único jeito é remediar. Seja qual for o seu caso, preparamos 5 dicas que vão te ajudar a manter a infiltração bem longe da sua casa.
Dica 1: Impermeabilize fundação, lajes e telhas
A melhor maneira de manter a infiltração bem longe da sua casa é fazer a impermeabilização da fundação do imóvel, pois a origem de muitas infiltrações começa exatamente aí.
Para fazer uma impermeabilização preventiva, você deve utilizar um aditivo na massa para o assentamento de lajotas, chapisco e reboco, como o Sika 1, um aditivo impermeabilizante que reage com o cimento, dando origem a substâncias que proporcionam alta impermeabilidade.
Outro produto para impermeabilizar a fundação é o Neutrol Acqua, que forma uma película impermeável de grande aderência e alta resistência química nas estruturas. E após a cura do cimento, é necessário aplicar um selador de boa qualidade. Há, ainda, impermeabilizantes específicos para lajes e telhas que são indispensáveis para prevenir a infiltração. Lembre-se: a impermeabilização preventiva, feita durante a obra, é muito mais barata que a corretiva!
Dica 2: Identifique a origem da infiltração
Quando a infiltração aparece, a primeira coisa a fazer é identificar a causa do problema. Apesar de a mudança climática ser um dos principais motivos, ela não é exclusiva. Outros fatores que podem fazer com que essas patologias apareçam são a falta de calha ou rufo ao redor da edificação, entupimento da calha, falta de projeto de impermeabilização, materiais inadequados, impermeabilização malfeita, entre outros.
Dica 3: Corrija a causa da infiltração
Após identificar a causa da infiltração, é hora de fazer os reparos da área afetada. Afinal, de nada adiantará investir no reparo estético da parede se o problema for causado por uma fenda na calha ou até mesmo por uma telha quebrada. Se a causa do problema não for corrigida, a infiltração aparecerá novamente com toda certeza.
Dica 4: Faça a impermeabilização e a restauração da parede
Agora chegou a hora de consertar os estragos causados pela infiltração. A ação corretiva mais adequada vai depender da situação da superfície.
Paredes descascando
Nesse caso, você irá remover todas as partes soltas e restaurar a parede utilizando Sika Top 100, uma argamassa que pode ser aplicada sobre concreto, argamassa e alvenaria (para impermeabilizar piscinas e caixas d’água), além de pisos e paredes de “áreas frias”, como banheiro, lavanderia, cozinha e paredes em contato direto com o solo.
Trincas ou fissuras na parede
A infiltração também pode ser causada por trincas ou fissuras nas paredes. Nesse caso, o primeiro passo é identificar as trincas. Depois, com uma espátula em formato de “V”, conhecida como “abre trincas”, você abrirá as trincas em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Após a abertura das trincas, você aplicará uma demão de fundo preparador de paredes e, na sequência, um selatrinca.
O passo seguinte será aplicar uma demão de Suviflex Suvinil, produto indicado para impermeabilização de lajes de cobertura, marquises, paredes expostas a chuva, superfícies de concreto e fibrocimento, restauração de fachadas e paredes pintadas com PVA ou acrílico.
Em seguida, você deverá aplicar uma tela sobre as trincas e, depois, colocar mais duas demãos de Suviflex sobre a tela. O passo final é emassar com massa acrílica (áreas externas) ou massa corrida (áreas internas) e pronto! A parede já pode receber a nova pintura.
Dica 5: Escolha a tinta certa
As tintas emborrachadas são uma excelente opção para evitar infiltrações. Outra dica é utilizar tintas premium, que apresentem brilho em sua superfície. Isso porque quanto mais brilho, menos porosidade e, consequentemente, maior a impermeabilização da superfície. Tintas acetinadas ou tintas foscas também podem ser usadas.
Vem pra Politintas!
Com todas essas dicas, agora só falta passar em uma das lojas da Politintas localizadas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Estamos esperando a sua visita!
Compre também online ou pelo Televendas
Você também pode fazer as suas compras sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar nossa loja de tintas online ou ligar para o Televendas.
Siga nossas redes sociais
Gostou das nossas dicas? Então acesse agora mesmo o nosso perfil no Instagram e o nosso canal no Youtube. Você poderá conferir muitas outras dicas por lá!