Blog
Sobras de tinta: saiba o que fazer com elas após a pintura
Quando a pessoa deseja renovar as cores dos ambientes, o ideal é fazer todo um planejamento da obra e ter a metragem correta de cada espaço para evitar sobras de tinta. Porém, se mesmo assim isso acontecer, você sabe o que fazer? Confira algumas dicas para resolver da maneira certa!
Mesmo com o planejamento correto da obra as sobras de tinta podem ocorrer. Por isso, fique tranquilo(a)! Nesses momentos, há uma série de opções para aproveitá-las ou, se necessário, fazer o descarte de tintas de maneira correta. Veja o que você pode fazer após a pintura:
Doe as sobras de tinta que restaram
Se ocorrer as sobras de tinta, doe o que restou para alguém. Com esse gesto simples, você colore a vida de outra pessoa e ainda ajuda o meio ambiente.
Como fazer o descarte de tintas
Caso queira fazer o descarte de tintas, a dica é pintar um jornal até a tinta acabar e secar totalmente. Assim, você pode descartá-la com toda segurança no lixo comum. Dessa maneira, você conseguirá descartar o material de forma prática e sem sujeiras.
Entretanto, lembre-se: as sobras nunca devem ser descartadas no ralo. E muito menos no solo ou em cursos d’água, pois geram contaminação ambiental.
Como guardar as sobras de tinta
Se quiser guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto e sempre na posição vertical. Limpe bem a borda da lata e mantenha o produto fechado em local que não tenha muita umidade ou calor.
O calor e a umidade podem acelerar o processo de oxidação, o que ocasiona a perda da validade da tinta. Além disso, é válido ficar de olho nas recomendações do fabricante expostas na lata de tinta.
Para as tintas à base de solvente, a dica é colocar um pouco de aguarrás sobre a sua superfície, o que formará uma espécie de barreira e impedirá o contato direto com o ar.
LEIA TAMBÉM: 4 DICAS INDISPENSÁVEIS PARA A HORA DE PINTAR A CASA
O que fazer com a embalagem vazia
Lata de tinta vazia deve ser encaminhada para um local de reciclagem, como uma cooperativa de catadores de material reciclável ou empresas de sucata. Também se recomenda furar as latas para evitar reuso e contaminação e esperar que o resto de tinta que fica na embalagem seque, antes de enviar para a reciclagem.
Como lavar as ferramentas
Se você usou um produto à base de água:
- Lave só com água e, depois, com água e sabão;
- Se tiver esgoto tratado, descarte os resíduos em ralos ou tanques;
- Não descarte em bueiros, bocas de lobo e muito menos no solo.
Se você usou um produto à base de solvente:
- Lave com o solvente utilizado na diluição;
- Despeje os resíduos em areia, mas nunca no solo;
- Evaporou? Descarte no lixo comum.
Faça efeitos decorativos nas paredes
Também é possível criar efeitos decorativos nas paredes aproveitando restos de tintas. Assim, tanto para áreas externas como internas, amplos blocos de cores em harmonia podem ser utilizados para efeitos surpreendentes!
Outra ideia é usar as tintas que sobraram para pintar molduras de espelhos ou de fotos, móveis que precisam de uma repaginada e muito mais.
E lembre-se: para evitar sobras de tintas, calcule direitinho quanto vai usar do produto e compre apenas o necessário. Utilizar menos tinta não só ajudará você a economizar, mas também a proteger o planeta.