Blog
Perigos do mofo e infiltração
Se as paredes da sua casa estão sofrendo com mofo e infiltração, saiba que não é apenas a estrutura do imóvel que está em risco, mas a saúde da sua família também. Segundo o médico José Carlos Perini, especialista em alergia e imunologia, os mofos são espécies de fungos que crescem sobre superfícies úmidas. Eles se desprendem no ar e tornam o ambiente contaminado, podendo provocar irritações das vias respiratórias.
“Pessoas com problemas respiratórios, como rinite e sinusite, são mais vulneráveis ao mofo e podem sofrer piora do quadro e ter crises inflamatórias”, alertou Perini.
Infiltração pode afetar estrutura do imóvel
Além de ser muito desagradável visualmente e de fazer mal à saúde, mofo e infiltração podem indicar que há umidade na parede, de acordo com a engenheira e decoradora Zélia Sathler.
“A gente costuma dizer que a água é o maior inimigo do engenheiro. Pois, além do prejuízo estético, há o risco de danos mais sérios. Se a infiltração não for tratada, a parede pode até cair. Além disso, se a água proveniente da infiltração atingir a parte elétrica, pode ocorrer um curto-circuito e até causar a morte de alguém”, afirmou.
A especialista explicou que são muitos os fatores que causam mofo e infiltração, como má execução da obra, uso de material inadequado e falta de impermeabilização.
“No caso de uma casa, se a sua base não estiver impermeabilizada, vai ocorrer umidade por capilaridade, ou seja, a água da chuva vai passar por baldrames (fundação), lajotas e chegar às paredes, danificando a tinta e o reboco”, disse Zélia.
Ela acrescentou que, às vezes, o solo também não foi bem preparado e compactado para receber a construção. “A estrutura de concreto leva um tempo para se acomodar. Ela se movimenta, pois se dilata com o calor e se contrai com o frio. Com esse movimento, podem ocorrer problemas de infiltração”.
As infiltrações também podem começar no teto. Para evitar esse transtorno, é muito importante impermeabilizar a laje antes da construção do telhado. Caso contrário, telhas danificadas, rufos soltos e calhas mal dimensionadas podem causar muita dor de cabeça.
Dicas de produtos para evitar e combater mofo e infiltração
Há duas maneiras de combater a umidade: prevenir que ela apareça usando produtos específicos para impermeabilizar as estruturas e a superfície da parede ainda durante a obra, e logo antes de pintar. A outra maneira é paliativa, ou seja, depois de resolvida a causa da infiltração, consertar os estragos causados por ela, como mofo e bolhas, por exemplo.
Para impermeabilização de paredes, muros, marquises, calhas e lajes expostas, uma boa solução é a Mantacril Fast Ciplak. Tem também o Veda Umidade da Ciplak, um impermeabilizante que mantém a umidade e o mofo longe dosrodapés e das paredes.
E nada melhor que um bom produto antimofo para proteger a superfície antes da pintura contra mofo e infiltração. A dica é o Zero Mofo da Proclean, indicado para aplicação em paredes internas, externas, tetos e sobre pisos que serão pintados. O produto tem ação prolongada, sendo eficaz sobre mofos, algas e fungos, prevenindo e eliminando sua proliferação e conservando a integridade da superfície tratada.
Entre as tintas, podemos citar a linha Proteção Sol & Chuva da Coral, que funciona como um escudo para a sua casa, formando uma película emborrachada flexível em paredes externas e lajes. Essa tecnologia previne e combate infiltrações, fissuras, algas e mofos. Tem ainda a Suvinil Proteção Total e a Metalatex Elastic.
Como combater o problema
Caso a infiltração já tenha se instalado no imóvel, é necessário procurar um especialista no assunto. Você pode consultar as nossas dicas sobre como eliminar os estragos causados pela infiltração e pela umidade, como mofo e bolhas e depois ir a uma de nossas lojas relatar aos consultores de vendas qual o problema que está afetando as paredes da sua casa.
Tinta é na Politintas
Confira onde está a Politintas mais perto de você: Vitória (Jardim Camburi, Jardim da Penha, Leitão da Silva e Goiabeiras); Vila Velha (Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica); Campo Grande (BR-262 e Av. Campo Grande) e Serra (Jardim Limoeiro, Laranjeiras e Jacaraípe).