Como pintar paredes que nunca foram pintadas

Confira o passo a passo completo e as nossas dicas de mestre para pintar paredes que nunca foram pintadas.

Se você está querendo aprender como pintar as paredes que nunca foram pintadas, nós podemos te ajudar! Produzimos um guia completo ensinando o que fazer desde a preparação do reboco para receber a tinta até a aplicação do acabamento. Confira, abaixo, cada um desses passos e boa pintura!

1º Passo – Que tipo de tinta escolher

As tintas se dividem em quatro categorias: econômica, standard, premium e super premium, cada uma delas com suas próprias características de rendimento, cobertura, durabilidade e lavabilidade. Por isso, na hora de comprar a tinta, converse com os nossos consultores que eles saberão te ajudar a escolher as melhores opções, de acordo com a sua necessidade.

Uma boa dica de tinta da linha econômica é a Tinta Acrílica Kemtone, da Sherwin-Williams. O produto tem fácil aplicação e acabamento fosco.

kem_tone_18l

Na linha standard nossa sugestão é a Tinta Acrílica Rende Muito da Coral, que também tem acabamento fosco, além de um ótimo rendimento.

Coral Rende Muito Lata

Se você está em busca de um produto premium, que ofereça maior rendimento e durabilidade, então peça pela Tinta Látex Clássica da Suvinil.

Suvinil - Clássica

E atenção: além de escolher uma boa tinta é preciso garantir ferramentas de pintura de qualidade, como os pincéis, rolos e a bandeja da Atlas. E vale lembrar: cada tipo de tinta conta com uma linha específica de ferramentas para sua aplicação. Portanto, fique atento para usar os pincéis e rolos corretos na hora de aplicar a tinta.

2º Passo – Preparação do ambiente a ser pintado

Antes de iniciar qualquer pintura é indispensável preparar o ambiente. Se o espaço já conta com móveis e outros objetos é necessário forrar tudo com lonas para protegê-los da poeira e de eventuais respingos de tinta. Outra ótima dica é forrar todo o chão com o Salva Piso, uma manta protetora que evita arranhões indesejados.

Ah, e você também precisa estar preparado para a pintura, munido de máscara, óculos e luvas, garantindo a sua segurança.

3º Passo – Preparação da superfície

Se a parede a ser pintada ainda está no reboco (camada fina de argamassa que prepara a superfície da parede para receber pintura ou outro revestimento qualquer) é indispensável aguardar a cura total do cimento, que leva pelo menos 30 dias. Em seguida, lixe toda a superfície com uma lixa mais grossa e limpe o excesso de pó do ambiente e da parede com um aspirador.

4º Passo – Aplique o selador ou a massa corrida

Se você vai pintar paredes que foram rebocadas há pouco tempo, agora precisa escolher entre duas opções de produtos: o selador ou a massa corrida.

Se optar pelo selador, produto que tem o objetivo de uniformizar a superfície e impedir que a alvenaria absorva a tinta, basta aguardar a secagem entre as duas demãos e, em seguida, partir direto para a pintura. Para que você tenha um ótimo resultado, a nossa dica é usar o Selador Acrílico da Hipercor.

mkps-hipercor-15-l-selador-acrilico_af

Se o reboco está com imperfeições e você sonha com uma parede bem lisinha, a melhor solução é optar pela massa corrida e, nesse caso, você pode dispensar o selador. A massa corrida Marfim vai deixar a parede prontinha para receber a tinta.

Classica_Prancheta 1

Dica de Mestre:

– É importante lembrar que a massa corrida só deve ser usada em ambientes internos secos. Para ambientes externos e com umidade é melhor optar pela massa acrílica. Confira aqui todas as diferenças entre a massa acrílica e a massa corrida.

– Nunca aplique selador por cima da massa corrida ou acrílica, pois isso pode interferir negativamente na aderência da tinta.

5º Passo – Aplicação da tinta

Antes de iniciar a pintura, leia as instruções do fabricante descritas na lata. Ao abrir a lata ou o galão de tinta, use um misturador para mexer. Despeje a tinta na bandeja e dilua em água (se o produto for à base d’água), seguindo as instruções da embalagem. Depois, mexa bem novamente. Para tintas à base de solvente, você fará a diluição em aguarrás ou outra substância indicada pelo fabricante.

Para áreas menores e mais delicadas (próximas a rodapés, pontos de energia etc.) recomendamos o uso do pincel. Para áreas maiores, o rolo é a melhor opção. 

Para garantir uma melhor cobertura, uma dica é pintar a parede formando um “N” do chão até o teto. Não se preocupe caso observe que a primeira demão não cobriu a parede totalmente. Cerca de três horas depois, passe a segunda demão.

Dicas de Mestre

– Quando a pintura terminar, retire todo o excesso de tinta dos pincéis, rolos e da bandeja com ajuda de papel, que pode ser um jornal velho, e só depois lave-os em água corrente. Depois é só esperar as ferramentas secarem e guardá-las para uma próxima pintura.

+ Saiba o que fazer com a tinta que sobrou

– Se você está em busca de um acabamento diferenciado para a parede, nossa dica é aplicar a Texturalit Rústica da Argalit, uma textura desenvolvida à base de resina acrílica que vai deixar os ambientes ainda mais bonitos e personalizados.

Textura Texturalit Acrílica Argalit Rústica - 15kg

Gostou das dicas? Então é hora de passar em uma das lojas da Politintas e garantir a pintura nova da sua casa ou do ambiente de trabalho!

Compre também online ou pelo Televendas

Você também pode fazer as suas compras sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar nossa loja de tintas online ou ligar para o Televendas.

Siga nossas redes sociais

Gostou das nossas dicas? Então acesse agora mesmo o nosso perfil no Instagram e o nosso canal no Youtube. Você poderá conferir muitas outras dicas e novidades por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *