Blog
Politintas pinta o caminho da fé: arte capixaba na Festa da Penha
A gente ama levar mais cor e alegria para a vida das pessoas. E, desta vez, vamos colorir parte do caminho dos romeiros que vão participar do maior evento religioso do Espírito Santo: a Festa da Penha.
A emoção vai bater mais forte assim que os visitantes entrarem pelo portão principal do Convento. É que o muro que dá acesso à ladeira ganhou novas cores e significados através das mãos talentosas de três artistas capixabas que transformaram paredes em verdadeiras obras de arte.
O painel está lindo, traz todas as cores do nosso Estado, e vai recepcionar de braços abertos os romeiros que farão suas homenagens a Nossa Senhora da Penha.
Conheça os artistas responsáveis pela pintura do muro do Convento
Os responsáveis por esse trabalho sensível, belíssimo e repleto de cores são os artistas Cláudio Tripa, Rodolpho Valdetaro e Roger Di Araujo, que pelo segundo ano consecutivo foram convidados pela Comissão Organizadora da Festa da Penha para criarem as obras.
Conhecido por valorizar a identidade capixaba em seus trabalhos, Cláudio Tripa destacou a romaria dos devotos de Nossa Senhora da Penha com foco na inclusão, retratando pessoas de todas as cores, credos, idades e mobilidade. Seu segundo mural trouxe a padroeira do Espírito Santo com seu manto, mesclando-se à mata do Convento.
Roger Di Araujo, autodidata nascido em Vila Velha, utilizou a técnica arte mural para retratar as romarias dos Militares e dos Conguistas. Já o artista conceitual Rodolpho Valdetaro usou técnica mista para retratar a Mãe das Alegrias, como também é conhecida a padroeira do Espírito Santo.
Vamos colorir o mundo inteiro!
Se tem cor, tem Politintas. Por isso, estamos mais uma vez apoiando a arte e a cultura capixaba por meio da doação de todas as tintas usadas pelos artistas durante a pintura do muro que dá acesso à ladeira do Convento da Penha.
“A cor transforma a vida das pessoas. Por meio dela, é possível levar mais alegria e renovar totalmente os espaços. É assim nos ambientes internos e também em uma parede ou mural, pintados na rua. É uma honra para nós termos a oportunidade de participar desse trabalho tão representativo e de valorização da fé e da cultura capixaba”, disse o diretor-comercial da Politintas, Vinicius Ventorim.
Festa da Penha: um das maiores festas religiosas do Brasil
A Festa da Penha teve início no domingo de Páscoa e termina na segunda-feira, dia 8 de abril, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Penha, a Padroeira do Espírito Santo.
Durante os nove dias de homenagens, serão realizadas 50 missas, mais de 10 romarias, várias atrações noturnas, reunindo cerca de 2,5 milhões de participantes.
Saiba o que mais a Politintas já pintou por aí!
Além do muro que dá acesso à ladeira do Convento da Penha, a Politintas já apoiou e forneceu material para a pintura de espaços em diversos projetos sociais, além painéis e monumentos que promovem a arte, a cultura e o turismo no Espírito Santo.
Em 2023, por exemplo, a empresa participou da pintura total da estátua do Buda de Ibiraçu, considerada a segunda maior estátua de Buda do mundo. Localizada no norte do Espírito Santo, é um dos mais novos pontos turísticos do Estado e tem atraído milhares de visitantes todos os anos.
A Politintas também participou da pintura de dois painéis gigantes na fachada do edifício Humberto Gobbi, localizado na avenida Jerônimo Monteiro, bem no centro da cidade de Vitória, em 2022. O destaque da obra são imagens alusivas ao nosso Estado, como o beija-flor, a panela de barro, o café, as orquídeas, além de pontos turísticos, como a Pedra Azul e o Buda Gigante.