Blog
Conheça as cores que são tendência para 2023
A cada ano, as principais indústrias de tinta do mundo realizam pesquisas com o objetivo de identificar comportamentos humanos, culturais e sociais, para posteriormente traduzir tudo isso em cores.
Desta forma, conseguem reunir paletas que revelam os sentimentos, as necessidades e os desejos que têm influenciado as pessoas nos quatro cantos do mundo.
Para 2023, o desejo de se conectar mais com a natureza e com a casa manteve-se presente, dando força a uma tendência que já havia sido identificada desde o período do isolamento social imposto pela pandemia.
As pessoas continuam querendo levar as cores, as texturas, os sons e os elementos da natureza para dentro de seus lares. Tudo isso se traduz em ambientes confortáveis e repletos de tranquilidade.
Confira, abaixo, o que os estudos feitos pela Coral, Sherwin-Wiliams e Suvinil identificaram como tendências de cores para o ano de 2023 e inspire-se!
Silêncio de Inverno é a cor do ano da Coral (AkzoNobel)
O Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores da AkzoNobel, baseou-se na forte conexão entre a natureza e os seres humanos para selecionar as cores que fazem parte de sua paleta para 2023.
A cor escolhida pela marca para representar esse momento de introspecção e busca por bem-estar chama-se Silêncio de Inverno, um tom esverdeado claro e terroso que nos conecta com o que há de mais puro no planeta e faz da casa um lugar mais aconchegante.
O estudo também reuniu quatro novas paletas, que refletem as diferentes maneiras de a natureza estar presente no dia a dia das pessoas. “Todas as 37 cores em nossas paletas são feitas para serem utilizadas em conjunto, uma maneira fácil de criar combinações inspiradoras que, além de seguirem as tendências mais recentes, são também práticas”, diz Juliana Zaponi, gerente de comunicação e cores da AkzoNobel América Latina.
Sherwin-Willians destaca o tom Meu Caminho
Neutro, quente e acolhedor: assim é o tom Meu Caminho (SW 9081), escolhido pela multinacional americana Sherwin-Williams para ser a cor do ano de 2023. Trata-se de um neutro rosado que convida à compaixão e à conexão tanto em espaços internos como externos.
A coleção de cores da marca, que recebeu o nome de Terra, apresenta um total de 40 cores, divididas em quatro paletas: Bioma, Saberes, Essencial e Origem, em que predominam tons neutros, terrosos, com pouca saturação e a presença de tons frios pastel acinzentado.
Suvinil aposta no neutro terroso Calcita Alaranjada
O estudo de tendências Suvinil Revela definiu Calcita Alaranjada como a cor do ano de 2023, uma tonalidade terrosa inspirada no mineral de mesmo nome, que reflete as transições vividas atualmente, trazendo energia e inovação, como os tons de laranja dos anos 1970.
Batizado de “O Poder das Cores”, o estudo reuniu 26 cores, divididas em 5 paletas, que influenciam o dia a dia das pessoas.
Com a cor do ano, a marca lança a versão inédita Cores da Terra, 100% mineral, em uma edição limitada. Trata-se de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos em sua composição.