Cadastre-se e recebe as novidades da Politintas!

Formulário de newsletter

História

Fundada em 1975, a Politintas é uma empresa genuinamente capixaba que atua no segmento de tintas imobiliárias, industriais e automotivas, além de material para pintura, ferramentas e outros artigos para decoração e manutenção do lar.

Considerada a maior rede de lojas de tintas do Espírito Santo, seu maior diferencial é o atendimento especializado, oferecido por uma equipe de consultores treinada para oferecer uma assessoria completa sobre tintas e tipos de pintura. Além das lojas físicas, o cliente também pode comprar por meio do e-commerce ou do Televendas, com toda a agilidade e o atendimento consultivo que são a marca da empresa.

Por atuar sempre de forma ética e transparente, a Politintas obteve importantes conquistas ao longo de sua história. Uma delas é a liderança absoluta nas principais pesquisas de recall de marcas realizadas no Estado, o que comprova a confiança dos capixabas na empresa.

Outra grande conquista foi sua inserção no ranking das 200 maiores empresas do Espírito Santo, posição mantida há mais de uma década. E desde 2017, a empresa também recebeu a certificação da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Compromisso com a qualidade

Ao longo de sua trajetória, a Politintas construiu um legado de confiança e respeito perante seus clientes internos, externos e parceiros. Com um posicionamento ético e transparente, sempre manteve o compromisso de entregar um alto padrão de qualidade em relação aos produtos e serviços que oferece.

Com esse propósito, coloca em prática processos de gestão da qualidade e satisfação do cliente baseados em metodologias internacionais. Para padronizar os procedimentos, conta com Política da Qualidade e processos revisados constantemente, além de auditorias internas para registrar e tratar reclamações, não conformidades e riscos.

Para analisar a satisfação dos clientes e dar tratamento correto às reclamações, utiliza o NPS (Net Promoter Score), que é uma metodologia internacional aplicada em grandes empresas de todo o mundo. A pontuação da Politintas no NPS é bem superior ao padrão internacional de excelência.

Responsabilidade Social

A preocupação e o comprometimento da Politintas com o bem-estar da sociedade, principalmente nas regiões onde está inserida, começou muito antes do termo “responsabilidade social” se tornar uma prática comum entre as empresas brasileiras.

Desde que foi inaugurada até os dias de hoje, esse assunto é levado a sério por toda a família Politintas. Ao longo de sua história, a empresa já deu apoio a diversas instituições, como igrejas, casas de caridade, creches, asilos, escolas e orfanatos, além de desenvolver projetos internos que têm o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.

A partir do posicionamento “Por um mundo com mais cor”, a Politintas patrocina iniciativas que transformem positivamente a vida das pessoas, priorizando as seguintes áreas: cultural (projetos ligados às artes visuais); social (revitalização de ambientes por meio das cores); institucional (eventos, mostras que fazem referência ao design, arquitetura e graffiti, entre outros) e projetos especiais (que se enquadrem nas áreas de interesse e atuação da empresa e que estejam em consonância com seu Plano Estratégico).

A organização não patrocina projetos ligados a atividades de caráter político-partidário; de caráter religioso; que incentivem qualquer forma de violência e jogos de azar e que não estejam alinhadas com o seu Código de Ética.

Responsabilidade Ambiental

Desde a sua fundação, a Politintas coloca em prática diversas atitudes voltadas ao desenvolvimento sustentável, a fim de atender às demandas do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações.

No primeiro trimestre de 2023, a empresa deu mais um importante passo rumo à sustentabilidade, ao iniciar a compra de energia gerada por biogás em aterros sanitários. E não para por aí: a Politintas também produz e consome energia solar desde o início de 2022, abastecendo três de suas unidades.

A rede participa de programas de controle de emissão de poluentes de sua frota de veículos a diesel (Qualiar) e implantou um projeto de Logística Reversa, em parceria com a Suvinil.

Com o objetivo de evitar a contaminação do solo e das águas, todas as lojas da rede são cadastradas como pontos de recolhimento de óleo de cozinha usado, para que a população possa fazer o descarte correto desse resíduo.

Código de ética

O Código de Ética da Politintas foi criado com o objetivo de estabelecer normas e condutas que devem ser seguidas por todos os colaboradores e parceiros, independente de seus cargos ou funções.

No documento estão previstas ações e comportamentos esperados de todas as pessoas que trabalham com a empresa, assim como o posicionamento da Politintas em relação aos clientes internos e externos, incluindo fornecedores, governo e sociedade. O Código de Ética também estabelece as regras de conduta de fornecedores, parceiros e prestadores de serviços terceirizados.

O Comitê de Ética da empresa, formado pela diretoria, presidente do conselho, gestor de RH e pelo gerente mais antigo, é responsável pela constante atualização do documento, que está em sua terceira edição.