Blog
Encontro Família Down ES movimenta a orla de Itaparica
A Politintas foi uma das apoiadoras do Encontro Família Down ES, realizado no dia 13 de março, na Praia de Itaparica, em Vila Velha. O evento contou com atividades recreativas, como pintura de rosto, pula-pula, zumba e teatro, além de massagem, aferição de pressão e sorteio de brindes. Quem comandou o som foi o DJ Felipe.
Como foi o evento
A organização também distribuiu cartilhas sobre o Down e arrecadou alimentos, que serão doados à Apae de Vila Velha. O encontro foi uma forma de lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que será celebrado em 21 de março.
Segundo o organizador do encontro, o professor de Educação Física Luiz Felipe Siqueira Morais, é muito importante dar visibilidade à Síndrome de Down, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.
Felipe viu a sua rotina mudar completamente com a chegada de sua filha Lucila, que hoje tem 1 ano e 3 meses. Portadora da síndrome, a pequena pratica diversas atividades, como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, tudo para superar as dificuldades e para desenvolver a coordenação motora e os sentidos.
“Procuramos estimulá-la ao máximo para que ela adquira independência”, contou Felipe, que criou um grupo de Whatsapp que reúne atualmente cerca de 90 famílias com pessoas com Síndrome de Down. Pais e parentes trocam informações, compartilham experiências e aprendem a conviver com a síndrome da maneira mais natural possível.
“O preconceito existe e, muitas vezes, começa dentro de casa. Há pais que criam o filho especial trancado, mas não podemos privar a criança da vida. Temos de aprender a ter sensibilidade e paciência para lidar com as diferenças”, afirmou.
Fotos: Andrea Lyrio (cedidas pela organização do evento)