Cadastre-se e recebe as novidades da Politintas!

Formulário de newsletter

Tinta para madeira: como escolher a certa

Escolher a melhor tinta para madeira não precisa ser um desafio. Neste post, contamos todas as funções de cada tipo de tinta ou verniz para madeira. Confira!

Por ser uma das maneiras mais práticas de reformar ou dar uma repaginada nos móveis e portas, pintar madeira é uma tarefa simples, mas nem sempre o resultado final é bonito e duradouro. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar a escolher a tinta para madeira que melhor te atende para repaginar seus itens.

Faça você mesmo!

Talvez a dica mais importante na hora de pintar algum móvel de madeira seja a de desmontar o máximo que for possível. Dessa forma, os cantos difíceis de alcançar ficaram mais expostos, ajudando a criar um acabamento sem falhas.

É necessário lixar antes de pintar?

Nem sempre é necessário lixar a madeira para realizar a pintura, isso porque quanto mais áspera for a superfície, melhor a fixação da tinta. Porém, se a madeira que você está trabalhando tem imperfeições, passar a lixa pode ser o ideal para dar um bom acabamento. Mas lembre-se, depois de lixar é importante limpar com um pano úmido e esperar secar. 

Aplique a tinta

Siga as instruções da embalagem para preparar a tinta. Quando estiver pronta, use o rolo para pintar as áreas maiores e a trincha para superfícies onde ele não chegue. Espere secar e veja se uma segunda demão será necessária. Se sim, pinte novamente.

É importante estar atento que a tinta por si só não substitui o uso do verniz, que tem a função de impedir a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando a vida útil da madeira e da pintura.

Qual a tinta ideal para pintar madeira?

A tinta Esmalte Sintético Suvinil tem um acabamento fosco que mantém a cor pré-existente na madeira. Ou seja, a cor fica mais protegida e com maior tempo de durabilidade. Além disso, o produto conta com uma combinação de silicone em sua composição, que facilita a limpeza.

Vale lembrar que a tinta Esmalte Sintético também serve para pintar metais. Independente do material, a aplicação é bem simples,  bastam duas demãos com intervalo de 45 minutos cada e o trabalho ficará pronto. 

Outra opção que também se destaca para trabalhar com madeira é o Verniz Marítimo, que adiciona uma película protetora contra raios ultravioleta e ajuda a proteger contra os danos causados pela maresia e atritos. Depois de aplicado e seco, o produto realça os veios, embeleza e enobrece a madeira, deixando a madeira com um aspecto mais saudável.

Encontre essas e outras tintas para madeira na Politintas

Em nosso site você encontra uma variedade de tintas para madeira e metal, além de outros materiais que podem te ajudar a pôr a mão na massa. É só comprar e começar. Clique aqui agora mesmo e compre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *